Meio ambiente é tema de preocupação entre Brasil e Inglaterra

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de março de 2006 as 10:35, por: CdB

Durante a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará ao Reino Unido, a partir desta segunda-feira e até o dia 9, está prevista reunião de trabalho com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Um dos principais temas do encontro, segundo o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Colecott, será a atual rodada de negociações da Organização Mundial de Comércio, com conclusão prevista para este ano. A rodada não avança devido à resistência da União Européia em abrir seu mercado agrícola aos países em desenvolvimento e em acabar com o apoio concedido pelos governos aos seus produtores. Essa prática distorce os preços dos produtos agrícolas no mercado internacional.

– Blair quer um resultado amplo, que ajude, em particular, os países menos desenvolvidos. Neste sentido, Lula e Blair têm interesses comuns – disse o embaixador.

Ele informou que o primeiro-ministro apóia a realização de uma reunião de líderes para impulsionar as negociações da OMC, como proposto pelo presidente Lula. Os detalhes dessa reunião também deverão ser tratados em Londres, ao lado de temas como a pobreza no mundo e as mudanças climáticas.

– Politicamente, Lula e Blair são membros do Movimento de Governança Progressista. Isso implica valores e visões semelhantes e complementares – salientou.

Os governos brasileiro e britânico firmarão acordos de cooperação nas áreas de educação, combate à pobreza, ciência e tecnologia, saúde, promoção do desenvolvimento sustentável, mudança climática e produção artística. Será criado ainda um comitê para estimular o comércio bilateral, que movimenta US$ 4 bilhões. E no encontro com executivos de grandes empresas do Reino Unido, serão discutidas “perspectivas e dificuldades, o que deve ser desenvolvido no Brasil para atrair mais investimentos”, antecipou Colecott