Medidas de segurança garantem posse de Macapagal

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 30 de junho de 2004 as 04:12, por: CdB

Gloria Macapagal Arroyo tomará posse, nesta quarta-feira, em Zebu da Presidência das Filipinas, em um ato cercado de fortes medidas de segurança.

Macapagal Arroyo, que chegou à Presidência depois de uma revolta popular em janeiro de 2001 e depois ganhou as eleições de 10 de maio de 2004, escolheu Zebu, a segunda principal cidade do país situada a 600 quilômetros ao sul de Manila, para tomar posse de seu cargo.

O grande apoio que a presidenta obteve nas urnas na região de Visayas (centro), onde fica Zebu, é o motivo pelo qual acontecerá nesta cidade a cerimônia de posse.

A polícia e o Exército estão em alerta vermelha desde domingo, a segurança foi reforçada no aeroporto internacional de Mactan e foram estabelecidos controles na cidade e em seus acessos por estrada.

Até Zebu se deslocaram embaixadores, membros do governo e um bom número de representantes de distintos países, entre eles, o mítico Sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah; o chefe da Frota do Pacífico dos EUA, almirante Thomas Fargo, e o presidente do Senado espanhol, Javier Rojo, entre outros.

O presidente do Tribunal Supremo filipino, Hilario Davide, será quem vai tomar juramento de Macapagal Arroyo ante a Constituição das Filipinas.