MEC usa método inédito em pesquisa de cotas raciais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 31 de março de 2005 as 09:53, por: CdB

Pela primeira vez, o Censo Escolar do Ministério da Educação coleta informações sobre cor e raça. O processo já começou e os dados serão divulgados em novembro. Antes, as informações sobre cotas do MEC eram baseadas em questionários socioeconômicos respondidos pelos alunos que fazem o Provão e outros exames oficiais.

– A inclusão desse quesito na pesquisa vai permitir que o MEC saiba se está havendo discrepância nos indicadores educacionais segundo os critérios de raça e de cor – disse o secretário-executivo do ministério, Fernando Haddad.

Segundo Haddad, a inclusão de dados raciais permitirá ver com mais clareza a eventual influência desse fator extraclasse no desempenho.
Haddad, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer

Pacheco, e a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, fizeram o lançamento oficial do Censo Escolar 2005, nesta quarta-feira. Os questionários já foram enviados às escolas.

“As populações negra e indígena estiveram fora ou discriminadas nos espaços públicos. O censo permitirá um detalhamento que propiciará análise mais completa da realidade social do país”, afirmou Matilde, em nota divulgada pelo MEC.