MEC implanta modelo de alfabetização cubana no Piauí

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Publicado quinta-feira, 11 de novembro de 2004 as 10:56, por: CdB

O Brasil vai adotar o método cubano de alfabetização de jovens e adultos em dois municípios do Piauí. O ministro da Educação, Tarso Genro, reuniu-se com o ministro da Educação de Cuba, Luis Gómez Gutiérrez, para selar o protocolo de cooperação.

– O nosso objetivo é, quem sabe nos próximos oito ou dez anos, chegar a uma taxa próxima de zero no analfabetismo no Brasil – declarou.

De acordo com o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, haverá uma adaptação da metodologia de Cuba, que trabalha com o sistema de educação semipresencial, com módulos em vídeocassete.

O método tem se mostrado eficaz em países como a Nicarágua.

– A nossa intenção é testar a metodologia. A princípio, controlaremos a qualidade do processo, a implementação e o impacto, para avaliarmos se ele pode ser estendido para outras cidades do Piauí ou de outros estados.

O secretário disse que, se aprovado, o método vai funcionar dentro do Programa Brasil Alfabetizado. Ricardo Henriques explicou que o projeto se iniciará no Piauí porque o estado mostrou-se com interesse em absorver essa metodologia. O número de alunos beneficiados com o programa ainda não foi definido.

– Até dezembro vamos definir esse número. Em janeiro haverá uma visita de um técnico cubano ao Piauí, e a idéia é começarmos o projeto em abril.

Para o secretário, os resultados do programa Brasil Alfabetizado “são extremamente promissores”. Ele disse que os ajustes feitos para aumentar a qualidade do programa e transformá-lo em uma política pública, e não mais em uma agenda de campanha de enfrentamento do analfabetismo, são responsáveis pelo otimismo do ministro.

– Um dos maiores problemas da história do Brasil, no que se refere ao enfrentamento do analfabetismo, é que isso sempre foi trabalhado em forma de campanha.

Ele explicou que, à medida que se aumenta a responsabilidade de estados e municípios neste processo, há uma probabilidade grande de que os alunos se alfabetizem e continuem no processo de escolarização. “Só assim teremos taxas baixas de analfabetismo no Brasil”, completou.

Dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação receberam para café da manhã, às 8h30, no 4° andar do Ministério, deputados e senadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional. Eles vão discutir o orçamento do ano que vem.