Matrícula na rede estadual tem novidades para 2006

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de janeiro de 2006 as 10:26, por: CdB

Este ano, a matrícula na rede estadual de ensino traz uma mudança que vai ajudar a Secretaria de Educação a acompanhar melhor a vida do aluno durante toda a sua trajetória escolar. O Sismati (Sistema de Matrícula Informatizada) acaba de ser aperfeiçoado e vai estar integrado a outros sistemas informatizados. A partir de agora, assim que confirmar a matrícula, o aluno estará, automaticamente, cadastrado na central de dados da secretaria. A revolução tecnológica vai pôr fim à era do papel nas escolas. Todas as informações estarão disponíveis on line.

Os estudantes que estiverem entrando para a rede na quinta série do Ensino Fundamental, no primeiro ano do Ensino Médio e no primeiro ano do Ensino Normal, assim como nas fases 5 (Ensino Fundamental) e 1 (Ensino Médio) do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) serão inseridos no SGE (Sistema de Gestão Escolar), que possibilita acompanhar notas e freqüência pela Internet, além do quadro de horário das turmas que indica se o professor está realmente em sala de aula. O aluno também estará cadastrado no Regua (Registro Único do Aluno) – parceria da Secretaria de Educação com o Detran que fornece o número de sua futura carteira de identidade.

No ano passado, foi dado o primeiro passo para implantação do Sismati durante o processo de matrícula. Este ano, os candidatos inscritos já foram identificados imediatamente, evitando duplicações no cadastro e o uso indevido de vagas, graças à base de dados do Regua. Esse cadastro, implantado em 2004, tem mais de um milhão de estudantes. O serviço informatizado acontece em parceria com o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro).

As escolas já estão equipadas com Internet em banda larga para acessar o Sismati. A lista completa pode ser vista no endereço http://www.see.rj.gov.br/sismat/index.html. Funcionários de 1.269 escolas foram treinados para utilizar o sistema, em pólos distribuídos em todo o estado, por meio de transmissão virtual da Rede Escola, TV interativa da Secretaria de Educação.

Termina hoje o prazo para quem participou da prmeira fase das pré-matrículas receber em casa a carta de confirmação. Quem não recebeu deve ligar para o 0800 20 33 22, das 10h às 22h, msmo aos sábados e domingos.
A carta diz onde e quando ele deve fazer a matrícula. Quem não conseguir vaga em nenhuma das opções, deverá ligar para o 0800 ou acessar a Internet. O prazo para que os candidatos apresentem novas opções de escola, que terminaria dia 8 de janeiro, foi prorrogado até terça-feira, dia 10. Nesse período, também poderá se inscrever quem perdeu os prazos da primeira fase, que aconteceu entre 1º e 30 de outubro. Se ainda houver dúvidas, o serviço telefônico gratuito ficará à disposição no período de 9 a 13 de janeiro.

Na hora da matrícula, é necessário apresentar a certidão de nascimento, duas fotogragias 3×4, histórico escolar ou declaração na qual deverá constar a série em que o aluno está habilitado, e comprovante de residência. Para as outras séries, a efetivação da matrícula também termina nesta sexta-feira. Os candidatos devem procurar as unidades escolares onde desejam estudar. Para quem não conseguiu vaga em nenhuma fase, a secretaria dará terceira oportunidade, no período de 6 a 10 de fevereiro.

A distribuição das vagas obedeceu à seguinte ordem: preferência ao portador de necessidade especial, preferência para crianças e adolescentes com até 18 anos incompletos, permanência na rede pública de ensino; proximidade da residência, e, em caso de desempate, a prioridade será para o aluno mais novo. Para os alunos que já são da rede estadual a matrícula foi renovada em novembro nas escolas. A Secretaria de Educação, este ano, abriu 285 mil novas vagas e, portanto, nenhum aluno que procurar a rede estadual de ensino vai ficar sem estudar.