Massachusetts acusará bispo de abuso sexual

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 4 de março de 2004 as 21:12, por: CdB

Um procurador do estado de Massachusetts anunciou hoje que apresentará uma acusação de abuso sexual de menores contra o bispo de Springfield, Thomas Dupre. Dupre, de 70 anos, aposentou-se no dia 11 de fevereiro por razões de saúde e, se for acusado formalmente, será o primeiro bispo a enfrentar acusações de abuso sexual de menores depois de várias décadas.

O procurador do distrito de Hampden, William Bennett, não adiantou aos jornalistas quais serão as acusações formais que apresentará contra Dupre. Desde que os escândalos relacionados a abusos sexuais começaram a afetar a arquidiocese de Massachusetts, em janeiro de 2002, apenas uma investigação foi feita sobre um bispo.

A série de acusações contra sacerdotes pedófilos sacudiu a Igreja católica nos Estados Unidos, integrada por mais de 65 milhões de pessoas. Dupre anunciou sua aposentadoria depois que o jornal The Republican, de Springfield, o confrontou com informações sobre o abusou de dois menores, supostamente registrados há anos, quando ele ainda era pároco.

O advogado Roderick MacLeish, que representa as supostas vítimas, disse que Dupre abusou dos dois durante anos, a partir da década de 70, quando os menores eram coroinhas, afirma o jornal The Boston Globe.

Segundo MacLeish, Dupre pediu aos dois menores que guardassem silêncio sobre o abuso sexual – que incluiu sexo oral e anal -, quando Dupre estava a ponto de ser nomeado bispo auxiliar em 1990. MacLeish é o mesmo advogado que representou muitas das vítimas que no ano passado conseguiram um acordo de indenização por US$ 85 milhões com a arquidiocese de Boston.

Uma das supostas vítimas, que é homossexual, decidiu falar publicamente de seu caso quando escutou o bispo aposentado se expressar contra do casamento de pessoas do mesmo sexo, indicou jornal. As duas supostas vítimas concordaram cooperar com a investigação iniciada pelo procurador Bennett e também se reuniram com representantes da diocese de Springfield e da arquidiocese de Boston.

Dupre, que esteve nove anos na diocese de Springfield, é o religioso de maior categoria dentro da hierarquia católica de Massachusetts a ser acusado publicamente de abuso sexual de menores.