Marcas de luxo tendem a capturar o mercado e reduzir a concorrência

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Publicado quinta-feira, 25 de janeiro de 2024 as 18:47, por: CdB

Quanto mais os maiores atores da indústria de luxo — incluindo LVMH, Hermès, Kering e Prada — preparam-se para apresentar seus resultados anuais de 2023 nas próximas semanas, os analistas esperam que essa divergência se torne mais aguda.

Por Redação, com Bloomberg – de Londres

As grandes marcas de itens de luxo, como Richemont, LVMH e Hermès, tendem a ampliar sua liderança sobre concorrentes menores, à medida que os super-ricos gastam com bolsas e joias mais caras. Analistas esperam que a diferença de desempenho entre a elite do mercado de luxo e aquelas marcas preferidas pelos compradores aspiracionais se amplie ainda mais com a desaceleração do setor neste ano.

Burberry
A Burberry é uma das marcas mais elegantes, e caras, do Reino Unido

Quanto mais os maiores atores da indústria de luxo — incluindo LVMH, Hermès, Kering e Prada — preparam-se para apresentar seus resultados anuais de 2023 nas próximas semanas, os analistas esperam que essa divergência se torne mais aguda.

— Vamos ver a polarização adicional dessa indústria de duas maneiras: primeiro, com as marcas maiores superando as menores e o topo da pirâmide superando as mais aspiracionais. O fator chave em 2023 e 2024 é que são os indivíduos de alta renda impulsionando o crescimento, em vez da renda média — disse Edouard Aubin, analista do mercado de luxo do Morgan Stanley.

 

Orçamentos

Os “loucos anos 20” do setor atingiram o pico: estimativas do UBS esperam que o crescimento das vendas desacelere para uma média de 5% em 2024, após um crescimento orgânico médio de 10% em todo o mercado de luxo por ano desde 2016.

Vendas mais fracas também devem exercer pressão sobre as margens, mesmo com as marcas reduzindo seus orçamentos para se alinhar ao ritmo de crescimento do “novo normal”.

Embora as margens das empresas de luxo listadas tenham sido em média cerca de 20% em 2022 e 2023, “para 2024, estimamos que haverá cerca de 30 pontos-base de pressão sobre as margens”, disse Zuzanna Pusz, analista do UBS.

— O crescimento de um dígito médio é o que você precisa para manter suas margens estáveis — afirmou.

As perspectivas contrastantes para diferentes segmentos da indústria de luxo foram evidenciadas nos resultados divulgados nas últimas semanas pelo grupo de luxo suíço Richemont, proprietário da joalheria Cartier; a casa de moda italiana de alta qualidade Brunello Cucinelli; e a Burberry do Reino Unido.

No topo da pirâmide, as vendas da Brunello Cucinelli cresceram mais de 22% no ano passado, atingindo a meta de vendas de 1 bilhão de euros cinco anos antes do previsto, e o último trimestre da Richemont surpreendeu o mercado positivamente, com as vendas crescendo 4%.

 

Burberry

As boas notícias foram impulsionadas por fortes vendas de joias, que aumentaram 6%, contrariando preocupações de que sofreriam devido ao clima econômico sombrio. Na outra ponta, a Burberry, fabricante de trench coats, que está passando por uma reestruturação, emitiu um aviso de lucro à medida que as vendas caíram.

— Richemont tem a vantagem de ser em grande parte muito sofisticada. Uma pulseira Cartier de 3 mil libras, mesmo que seja de entrada para a Cartier, é certamente mais sofisticada do que um par de tênis de 400 libras da Gucci ou Burberry — resumiu a economista do UBS.

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