Mantega: é preciso entender reclamações comerciais da Argentina

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 12 de maio de 2005 as 19:25, por: CdB

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse hoje que o Brasil tem que compreender as reclamações dos argentinos em relação ao comércio bilateral, por causa das exportações favoráveis ao país. “Apesar da reclamação da Argentina, o nosso nível de comércio com o país está crescendo, e, certamente, tem favorecido um pouco mais ao Brasil. Então, temos que ser compreensivos com as reclamações feitas”.

Segundo Mantega, este ano o Brasil terá um volume de exportações com a Argentina de US$ 7,5 bilhões, e importações na faixa de US$ 4 bilhões. “Assim, temos um superávit comercial que é objeto dessas reclamações”, disse.

De acordo com o presidente do BNDES, o Brasil tem que ser solidário com os argentinos, porque “sem a Argentina o Mercosul não existe”. Para Mantega, é importante para o Brasil que o Mercosul seja um bloco econômico sólido, porque beneficiará todos os países. “O Brasil precisa da Argentina, como a Argentina precisa do Brasil, assim como todos os parceiros”, concluiu. Ele proferiu palestra para empresários cariocas na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), e falou sobre a estratégia do BNDES para promover o crescimento.