Manifestação em frente ao Palácio Guanabara vira pancadaria

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 15 de junho de 2004 as 17:36, por: CdB

Policiais Militares transformaram uma manifestação pacífica de bombeiros e professores, em frente ao Palácio Guanabara, em pancadaria. Os policiais usaram bombas de efeito moral e sprays de pimenta para conter os manifestantes.

Os policiais não permitiram a permanência de um veículo de som, e trouxeram o reboque para retirá-lo. Professores e bombeiros deitaram na frente do veículo para impedir a ação da PM, que passou a utilizar sprays para dispersar os manifestantes.

Segundo o bombeiro Jorge André, o grupo se uniu para fazer um protesto pacífico na tentativa de marcar uma reunião com a governadora Rosinha Garotinho.

– Estamos aqui para pedir a reintegração à corporação, já que em novembro de 2002 fomos afastados sem nenhuma justificativa. Somos trabalhadores e merecemos o mínimo de respeito – explicou o bombeiro, que foi afastado junto com 370 homens que passaram no concurso do ano de 2001.

Os professores desejavam entregar à governadora um pacote de reivindicações que incluía 67% de reposição pelas perdas salariais, implementação do plano de cargos e salários, além de enquadramento e aumento das cotas para custeio da universidade.

Durante a confusão, a professora Simone Bastos, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), foi detida por desacatar policiais.