Manchester United é o time mais rico do mundo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005 as 11:58, por: CdB

O Manchester United continua sendo o time de futebol mais rico do mundo, em um ano no qual a receita bruta dos 20 clubes mais ricos do mundo chegou a dois bilhões de libras (3,78 bilhões de dólares), mostrou um relatório nesta quinta-feira.

A renda do Manchester foi de 171,5 milhões de libras (323,8 milhões de dólares) na temporada 2003-2004, mantendo a equipe no topo pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com a Liga Financeira do Futebol em relatório publicado pela consultoria Deloitee. O Real Madrid ficou em segundo com 156,3 milhões de libras após dividir o posto com o United no ano passado, enquanto o Milan ficou em terceiro, com 147,2 milhões.

O Chelsea, que foi comprado pelo magnata russo Roman Abramovich em julho de 2003, e o Barcelona, seu rival em jogo do mata-mata da Copa dos Campeões na próxima semana, foram as duas equipes que mais saltaram na lista. Ambos os clubes subiram quatro postos. O atual líder do Campeonato Inglês ficou em quarto e o Barcelona é o sétimo. A Juventus caiu para a quinta posição e o Arsenal é o sexto.

A renda do Barcelona deve subir mais ainda após a campanha do time na Copa dos Campeões da Uefa neste ano, apesar de a equipe continuar a negar patrocínios na camisa.
As outras equipes do “top 10” são Inter de Milão, Bayern de Munique e Liverpool. 

O advento da contribuição das televisões nos últimos dez anos tem sustentado a riqueza dos grandes clubes da Europa – uma situação que o relatório indica estar longe de acabar.

– ATV paga precisa do futebol de alto nível assim como o futebol precisa da receita da TV paga e, portanto, consideramos o dinheiro das transmissões a ‘melhor propriedade’ para os clubes manterem seus valores – afirmou Dan Jones, sócio da Deloitee.