Mamógrafo móvel chega em Angra dos Reis

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 14 de novembro de 2014 as 13:54, por: CdB
Inaugurado em dezembro de 2013, o Mamógrafo Móvel já realizou, até o momento, 5.285 ultrassonografias e 11.026 mamografias
Inaugurado em dezembro de 2013, o Mamógrafo Móvel já realizou, até o momento, 5.285 ultrassonografias e 11.026 mamografias

Pela primeira vez, o município de Angra dos Reis vai receber o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde. A unidade itinerante chegou à cidade da Região da Costa Verde Fluminense nesta sexta-feira. O mamógrafo foi instalado no Cais de Santa Luzia, no Centro, onde ficará até o dia 3 de dezembro.

Também serão beneficiados pacientes das cidades de Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí e Seropédica. O atendimento vai acontecer de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 15h.

Inaugurado em dezembro de 2013, o Mamógrafo Móvel já realizou, até o momento, 5.285 ultrassonografias e 11.026 mamografias. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram cerca de 20 minutos.

Agilidade no diagnóstico

O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde. Também podem ser feitas biópsias logo após o procedimento, caso o médico detecte alguma alteração, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, e que é responsável por cerca de 13 mil mortes por ano.

Marcação de exames

Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da secretaria estadual e informam aos pacientes a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.