Mais quatro trens coreanos entram em circulação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 27 de julho de 2006 as 11:26, por: CdB

Mais quatro trens coreanos estão em fase final de testes e vão entrar em circulação daqui a duas semanas. Com os outros quatro que já estão em operação serão oito novos trens atendendo as linhas de Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os trens circulam das 6h15 às 19h e cada um tem capacidade para transportar 1.300 passageiros por dia, num total de 10,4 mil passageiros viajando diariamente com conforto, segurança e rapidez.

O primeiro dos 20 trens coreanos comprados pelo estado entrou em circulação no dia 13 de julho. Equipados com ar-condicionado central, regulados por computadores, os trens estavam sendo chamados de “metrô do povão”, mas logo os passageiros batizaram a novidade de “modernão”.

As boas notícias para quem usa transporte público não param por aí: outros dois trens estão em fase de liberação no Porto do Rio e 18 composições foram reformadas. Segundo o secretário de Transportes, Albuíno Azeredo, até o final do ano, os outros 12 novos trens deverão ser entregues à SuperVia, concessionária responsável pela operação do sistema ferroviário.

Os trens coreanos, cuja fabricação, na verdade, é dividida com uma empresa japonesa, custaram ao estado US$ 100 milhões, financiados pelo Banco Mundial e pelo próprio governo estadual, dentro do Programa Estadual de Transportes (PET).