Mais de 120 milhões vão às urnas neste domingo para votar referendo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 22 de outubro de 2005 as 20:53, por: CdB

Neste domingo, os 122,04 milhões de brasileiros registrados na Justiça Eleitoral terão de dizer se querem ou não proibir a venda de armas no país. Será colocada à escolha do eleitor, a aprovação ou não da lei, já votada no Congresso Nacional, que proíbe a comercialização de munições e armas no país.

O eleitor terá de responder à pergunta: “O comércio de armas e de fogo e munição dever ser proibido no Brasil?”. A tecla 1 significa votar “não” e a 2 corresponde ao “sim”. Se apertar qualquer outro número, o eleitor anula seu voto. Existem ainda as opções de votar em branco, na tecla da mesma cor e de corrigir o voto no botão de cor laranja. Após escolher uma das opções, é preciso apertar o botão verde, que confirma o voto e encerra a operação.

A votação começa às 8 horas e termina às 17 horas. Quem ainda estiver na fila da seção eleitoral quando encerrar o horário recebe uma senha e aguarda a vez de ir até a urna. O voto é obrigatório para todos os que têm domicílio eleitoral no Brasil. Quem estiver fora da cidade onde vota no dia do referendo terá que justificar a ausência comparecendo a um posto no mesmo período da votação.