Lyon perde, mas leva o título na França

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 15 de maio de 2004 as 21:57, por: CdB

Apesar de perder por 1 x 0 para o PSG, em Paris, o Lyon sagrou-se tricampeão nacional neste sábado, na penúltima rodada do Campeonato Francês. A equipe foi beneficiada pela derrota do Monaco, seu concorrente direto na briga pelo título, por 4 x 1 para o Rennes.

Faltando apenas uma rodada para o final do campeonato, o Lyon, dos brasileiros Edmílson, Juninho Pernambucano e Élber, tem 76 pontos contra 72 do Monaco, que está mais preocupado com a final da Liga dos Campeões, no dia 26, contra o Porto. Com a vitória, o PSG assumiu a vice-liderança do Francês, com 73 pontos.

O gol que carimbou a faixa de tricampeão do Lyon logo na rodada em que a equipe conquistou o título foi marcado pelo português Pauleta, com apenas seis minutos de jogo. Depois, os visitantes pressionaram muito e mereceram empatar, mas o gol não saiu.

Na partida que garantiu o título ao Lyon, em Mônaco, o time da casa foi goleado com gols de Frei (2), Monterubbio e Källström (2). Morientes fez o único gol do Monaco.

Com a derrota sofrida, o Lyon, que conquistou os únicos três títulos de sua história nos últimos três anos, não pode mais bater o recorde de pontos de uma equipe em uma temporada. Agora, o time pode no máximo chegar a 79 pontos e igualar as marcas do Nantes, em 1994-95, e do Monaco, em 1996-97.

Participação brasileira

Os brasileiros Edmílson, Juninho Pernambucano e Élber foram peças fundamentais na conquista do Lyon. Edmílson é recordista de aparições como titular no elenco: 35 partidas.

O atacante Élber foi titular em 25 jogos e começou outros dois no banco. Já o meia Juninho Pernambucano começou jogando em 28 oportunidades e iniciou outros dois jogos como reserva.

O único brasileiro que não aparece freqüentemente na escalação da equipe é o zagueiro Cláudio Caçapa, titular em apenas 10 partidas.

Confira todos os resultados da rodada:

Auxerre 2 x 1 Nantes
Guingamp 1 x 2 Nice
Lens 2 x 0 Ajaccio
Lille 2 x 0 Bastia
Metz 3 x 1 Bordeaux
Monaco 1 x 4 Rennes
Montpellier 1 x 2 Strasbourg
Paris Saint-Germain 1 x 0 Lyon
Sochaux 3 x 0 Le Mans
Toulouse 2 x 1 Olympique Marselha