Lula vai trocar direção dos Correios

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de junho de 2005 as 18:48, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar a direção dos Correios e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), estatais que têm sido alvo de denúncias de corrupção. Ao mesmo, o presidente deve anunciar nesta terça-feira ações administrativas pontuais de combate à corrupção.

Lula informou sua decisão a ministros e ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), segundo senadores, que pediram para não serem identificados.

Segundo essas fontes, Lula demonstrou em suas conversas desta manhã preocupação com o agravamento da crise política. Renan compartilhou com o presidente o diagnóstico sobre a gravidade do ambiente político e o risco de fragilização das instituições.

– Faça o que for necessário para preservar a sua biografia e assegurar o funcionamento das instituições -, disse Renan a Lula, segundo relato de uma fonte.

Lula, que também esteve reunido com o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, no Palácio do Planalto nesta manhã, não descarta a adoção de outras medidas, na área política, para superar a crise que foi agravada com as denúncias do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ).

Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo na segunda-feira, Jefferson afirmou que o PT pagava 30 mil reais mensais a parlamentares do PP e do PL em troca de apoio em votações no Congresso. O pagamento só teria sido interrompido depois de Lula ter tomado conhecimento do caso no início deste ano.

Embora admitia que Jefferson conversou com Lula sobre a questão, o Palácio do Planalto diz que os comentários do petebista foram genéricos. Ainda assim, Lula teria pedido investigações e o governo teria chegado à conclusão de se tratar de denúncia antiga, que tinha sido arquivada na Câmara por falta de provas.

Entre os diretores dos Correios e do IRB, estão indicados por Jefferson e outros partidos da base aliada.

Nesta noite, o presidente participa da abertura do 4o. Fórum Global de Combate à Corrupção, que ocorre em Brasília.