Lula se queixa dos ministros que pedem mais dinheiro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 2 de outubro de 2003 as 19:47, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se queixar, durante a solenidade de apresentação do programa Segundo Tempo e Seus Parceiros, de reclamações de ministros por falta de dinheiro e cobrou criatividade e vontade da sua equipe para mobilizar a sociedade.

– Temos que parar com esse negócio de reclamar. O prefeito não faz, o governador não faz, o presidente não faz, o ministro não faz. Fomos transformados numa sociedade de pedintes e dependentes. Achamos que não é conosco, é com o outro, e portanto, não fazemos nada.Podemos mudar a história desse País sem dinheiro – afirmou.

Segundo o presidente, tem gente que só ficaria bem governando um País com o PIB dos Estados Unidos e o tamanho da Ilha de Marajó. O presidente disse que antes mesmo das eleições de 2002 estava convencido de que o Brasil não resolveria os problemas nas áreas de cultura, esporte e educação sem a participação da sociedade.

– Se a gente for esperar que sobre dinheiro do orçamento da União, dos Estados e municípios, não acredito que se resolva isso (os problemas sociais) em 50 anos – diz.

Lula afirmou que é fácil fazer as coisas quando se tem mais dinheiro que se precisa. “Duro é uma mulher com três filhos, mais o marido, sobreviverem com R$ 240 por mês. E sobrevive. O que faltava no Brasil não era dinheiro, era compromisso de fazer as coisas”.

No discurso, o presidente fez elogios ao ministro dos Esportes, Agnelo Queirós, por nunca ter reclamado da falta de recursos. “Ter criatividade e vontade de fazer vale mais do que ter dinheiro e não saber utilizar corretamente”, disse.