Lula reúne-se com PT para discutir economia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 26 de dezembro de 2006 as 17:47, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta quarta-feira a comissão política do PT para dar seqüência ao debate sobre os rumos do próximo governo. O partido pretende abordar o tema da política econômica e defender uma guinada desenvolvimentista no próximo mandato.

Segundo disse um integrante da comissão nesta terça-feira, há uma avaliação dentro do PT de que o presidente deveria dar um sinal inequívoco que, sem abdicar da ortodoxia, terá uma nova abordagem priorizando o desenvolvimento. Esse sinal poderia ser a troca da presidência do Banco Central, ocupada por Henrique Meirelles. O PT, no entanto, ainda não assumiu a defesa da saída de Mereilles.

Lula vem repetindo que não adotará “fórmulas mágicas” na economia, mas determinou ousadia para sua equipe na elaboração do pacote, que está em fase de finalização. O anúncio, que deveria ter sido feito na semana anterior ao Natal, foi adiado para o ano que vem.

O pacote reúne medidas fiscais de longo prazo e para a infra-estrutura. O esforço é alcançar a meta de 5% cobiçada pelo presidente. A cúpula do governo acredita que a dinamização da economia virá com um crescimento acentuado do Produto Interno Bruto e não passa necessariamente por uma redução dos gastos públicos.

A avaliação é que a expansão econômica trará mais recursos para investimento público, melhor qualidade nos gastos e oportunidades para o setor privado, o que levaria, indiretamente, à redução dos níveis de desemprego.

A comissão política do PT é formada por membros da Executiva Nacional, entre outros, o presidente Marco Aurélio Garcia, o tesoureiro Paulo Ferreira, o deputado federal eleito Jilmar Tatto (SP), a deputada Maria do Rosário (RS), a senadora Idelli Salvatti (SC) e o secretário-geral Joaquim Soriano.