Lula recebe Uribe para discutirem comércio bilateral

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 20 de junho de 2004 as 12:39, por: CdB

Os presidentes do Brasil e da Colômbia, Luiz Inácio Lula da Silva e Álvaro Uribe, vão se reunir nestas segunda e terça-feira em São Paulo para tentar equilibrar o comércio bilateral, amplamente propício para os brasileiros.

Os dois governantes terão nesta segunda-feira, um encontro particular e, na terça-feira, abrirão um rodada de negócios entre empresários de ambos os países, que reúne basicamente importadores brasileiros e exportadores colombianos.

O governo brasileiro reconheceu, na semana passada, que tem um grande superávit em suas relações comerciais com vários países da região e que, pelo mesmo, tentará fazer o esforço de comprar mais deles, “dando preferências e facilidades de acesso”.

O presidente brasileiro chegou a dizer que, em prol da integração regional, seu país está disposto a comprar produtos dos países sul-americanos, embora saiam mais caros do que os importados de outras nações.

O superávit brasileiro com a Colômbia é um dos maiores com países da região. No ano passado, o Brasil exportou para a Colômbia bens e serviços por 748,7 milhões de dólares e importou 98,5 milhões de dólares, enquanto, no primeiro quadrimestre deste ano, vendeu 273,2 milhões de dólares ao país andino e comprou 29,4 milhões, segundo cifras oficiais.