Lula recebe convite para visitar o Senegal

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 15 de janeiro de 2005 as 19:57, por: CdB

Os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Matilde Ribeiro, da Igualdade Racial, foram recebidos na tarde deste sábado (15) pelo presidente do Senegal, Abdula Wade. Na conversa, Wade convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a visitar o país logo após o Fórum Econômico de Davos, que ocorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro, em uma estância de esqui, na Suíça.

Para o Itamaraty, o presidente senegalês tem demonstrado esforços concretos na priorização das relações com o Brasil, uma vez que ele reabriu em 2001 a embaixada senegalesa no país, a qual se encontrava fechada desde 1996. Wade, que dirige uma nação em que 94% da população é de islâmicos, é uma das lideranças regionais africanas. O senegalês foi um dos principais mentores da criação da Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (NEPAD) e é também ator de destaque em inúmeras negociações multilaterais.

Pela manhã, a delegação brasileira deixou Cabo Verde com destino à Guiné-Bissau, onde Amorim encontrou-se com o presidente Henrique Rosa e com o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, entre outras autoridades. Amorim assinou acordos de cooperação de formação técnica em Saúde. O ministro também firmou uma parceria para a construção de um centro de formação profissional nos moldes do assinado ontem em Cabo Verde.

Ainda hoje (15), à noite, os empresários que acompanham a comitiva brasileira encontram representantes da agência governamental senegalesa para investimentos. Neste domingo, Celso Amorim terá reuniões de trabalho e assina acordos de cooperação. À tarde, a comitiva parte para a Nigéria, quarta etapa da viagem. Dakar, este sábado, está cheia devido ao encerramento do Rali Paris-Dakar, que ocorre no domingo.