Lula lança programa para erradicar o analfabetismo no país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 8 de setembro de 2003 as 10:13, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta segunda-feira, Dia Internacional da Alfabetização, o programa Por um Brasil Alfabetizado, que pretende erradicar o analfabetismo pela maior ação de voluntariado da História do país. O ministro da Educação, Cristovam Buarque, espera que mais de 100 mil participantes ensinem a ler e escrever 20 milhões de pessoas nos próximos quatro anos. 

Além disso, Lula anunciará a criação do Conselho Nacional de Alfabetização e da Década Paulo Freire de Alfabetização, que contam com o apoio da Unesco no Brasil. Segundo o MEC, atualmente um milhão de pessoas já estão em processo de alfabetização.

Durante a solenidade, marcada para esta manhã, Buarque assinará oito protocolos de intenções com instituições de ensino, de estudantes e com empresas, e em seguida, visitará o Labirinto da Alfabetização, montado pelo MEC em frente ao Palácio. O labirinto pretende mostrar situações vivenciadas pelos analfabetos no dia-a-dia, quando eles não conseguem, por exemplo, ler uma bula de remédio ou uma placa de sinalização.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comprometeu-se a assumir sozinha 10% da meta por meio do Sesi, ou seja, alfabetizar 2 milhões de pessoas nos 2.730 centros de atividade e em igrejas e empresas.

O Sesi, existente desde 1946 como parte da estrutura sindical empresarial, recebe, por força de lei, contribuição de 1,4% sobre a folha de pagamentos das indústrias e tem a obrigação de prestar serviços nas áreas de saúde, educação e lazer.