Lula desfila em carro aberto e testa sua popularidade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de setembro de 2006 as 16:57, por: CdB

O presidente e candidato a reeleição, Luis Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Marisa, foi aplaudido, nesta quinta-feira, ao chegar à Tribuna Presidencial, na Esplanada dos Ministérios, para assistir o desfile de Sete de Setembro. Em sua chegada Lula pode ouvir vaias, mas nada comparado ao desfile de 2005.

O presidente chegou em carro aberto, por volta das 9h. Após fazer a revista da tropa, com salva de 21 tiros, Lula convidou a menina Amanda Almeida, um ano, portadora da síndrome de down, para assistir o desfile da tribuna presidencial. A mãe da Amanda é funcionária da Secretaria de Direitos Humanos. Três mil pessoas desfilaram este ano e a estimativa da PM para o público ficou em 30 mil pessoas.

Do outro lado da Esplanada, um grupo com cerca de 500 manifestantes, protestaram contra a corrupção, a política econômica, a falta de reforma agrária, entre outros temas e carregavam faixas com os seguintes dizeres: “Só se comemora independência com justiça social” e “Água e energia não são mercadoria”.

Com um investimento de R$ 2 milhões, o tema das comemorações deste ano foi a diversidade cultural. Além da exposição de dois aviões caça Mirage e 14 aeronaves, uma réplica do avião 14 Bis foi exposta no desfile. Em 2005, Lula foi alvo de muitas vaias. O escândalo do mensalão estava no auge, enquanto a popularidade do presidente caía.