Lula demonstra otimismo em relação ao rumo da economia brasileira

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 1 de agosto de 2003 as 20:00, por: CdB

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou nesta sexta-feira sua confiança no rumo da economia nacional e sustentou que a reforma da previdência reforçará as bases para um crescimento de maior qualidade.    

Lula inaugurou nesta sexta um terminal açucareiro no porto de Santos, o maior e mais ativo da América do Sul, ocasião em que assegurou que dentro de alguns anos será visto o “exemplo prático” do impulso que seu governo pretende dar às exportações.

— Estamos começando a recuperar a infra-estrutura que o país precisa — disse Lula ao inaugurar o terminal açucareiro, obra que se completará com a construção de uma ferrovia entre as zonas de produção de açúcar e o porto de Santos, situado no litoral do estado de São Paulo.

Diante de alguns sinais que levaram os analistas a preverem uma recessão nos próximos meses, o governante disse que as quedas registradas na produção e no consumo no primeiro semestre do ano começarão a remeter no segundo.

Além disso, explicou que um dos fatores que ajudarão o crescimento da economia nos próximos meses será a reforma do sistema de aposentadorias proposta por seu governo, apesar da oposição de um vasto setor dos servidores, os mais afetados pelo projeto.

Segundo o governante, a reforma permitirá acabar com o déficit no sistema de previdência social e irá liberar recursos para o investimento em infra-estrutura e obras sociais, permitindo também a criação de mais postos de trabalho.

— Aprovar essa reforma é agora o mais importante e, por isso, vou lutar pessoalmente para conseguir os votos necessários — no Congresso, afirmou Lula, admitindo que, por essa razão, decidiu adiar para novembro uma viagem que faria à África este mês.