Lula defende expansão de parcerias comerciais do país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 2 de maio de 2005 as 14:59, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou hoje a importância de o Brasil expandir seus parceiros comerciais.

– Estamos convencidos de que um país da importância do Brasil precisa, cada vez mais, tornar plural a sua relação comercial, para, que junto com países que têm similaridade com o Brasil, a gente possa estabelecer acordos com a União Européia e com os Estados Unidos – afirmou o presidente.

Segundo ele, é necessário também estabelecer acordos criando novas frentes de exportação dos produtos brasileiros para países que tinham dificuldade de importar as coisas produzidas no país.

Lula ressaltou que as exportações bateram a marca de US$ 104 bilhões nos últimos 12 meses, com saldo comercial de R$ 37,6 bilhões. De acordo com o presidente, o sucesso no mercado externo deve-se ao fato de que empresários e produtos estão começando a falar bem do Brasil. “Governo e empresários estão aprendendo a viajar pelo mundo vendendo as coisas boas que o Brasil tem, e não vendendo pessimismo, como habitualmente costumávamos assistir em debates internacionais e conferências, em que a gente, muitas vezes, viajava para chorar o que não tinha”, afirmou.

O presidente destacou o crescimento do comércio com países africanos (45%), sul-americanos (58%) e árabes ( 55%). Ele fez as declarações ao participar, em São Bernardo do Campo (SP) da cerimônia que comemorou a produção de 15 milhões de automóveis da Volkswagen no Brasil.