Lula debate o Fome Zero com Wladimir Putin

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de outubro de 2005 as 11:53, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta terça-feira em Moscou, a última etapa da viagem a quatro países europeus iniciada em 12 de outubro. Lula chegou à capital russa na segunda-feira à noite, procedente da Itália. Ele se encontrou reservadamente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com quem debateu o combate à fome e à pobreza no mundo, a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e questões sobre os setores energético e agrícola, entre outros temas.

Ao ser recebido pelo presidente Putin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que realizou dois sonhos: conhecer a Praça Vermelha e visitar o túmulo de Lênin, o líder da Revolução Russa de 1917. No início da conversa, Putin ressaltou o crescimento das relações comerciais entre os dois países desde sua visita ao Brasil no ano passado. O comércio bilateral atingiu US$ 2,46 bilhões em 2004, resultado recorde que já vai ser superado neste ano.

Lula acrescentou que ainda existem oportunidades a serem descobertas no campo comercial, industrial, científico e tecnológico:

– A nossa política externa, concretamente, visa a criar condições para que os países em desenvolvimento não sejam tão dependentes da União Européia (UE) e dos Estados Unidos – explicou. O presidente disse que a Rússia é um dos parceiros prioritários dessa política.

A reunião aconteceu no Palácio do Kremlin, seguida de encontro ampliado com a participação de assessores de ambos os países e da assinatura de atos bilaterais. Um dos acordos firmado trata da cooperação na área espacial. O convênio vai permitir a viagem do primeiro astronauta brasileiro ao espaço e a intensificação dos trabalhos entre a Agencia Espacial Brasileira e a Agência Espacial Russa. Após a assinatura dos atos, haverá declaração conjunta à imprensa.

À tarde, na residência da Embaixada do Brasil, Lula encontrou-se com membros da comunidade brasileira residente em Moscou. À noite, após participar de um jantar oferecido por Vladimir Putin, no Palácio do Kremlin, o presidente e comitiva deixaram a capital russa com destino a Brasília.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, acompanhou Lula na viagem de volta. Ainda em Moscou, o ministro manteve reuniões com autoridades do país para explicar detalhadamente as medidas adotadas pelo Brasil para erradicar o foco de febre aftosa registrado no Mato Grosso do Sul. A Rússia é um dos maiores importadores de carne bovina brasileira.