Lula abre vantagem sobre Bolsonaro, segundo pesquisa da Quaest

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 26 de outubro de 2022 as 15:30, por: CdB

Para a pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE. Ainda nesta quarta-feira, outro estudo confirma os dados do estudo realizado pela Quaest.

Por Redação – de São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre 53% dos votos válidos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), 47%, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição.

Lula, debate, Globo
Lula (PT) se mantém distante sete pontos percentuais do segundo colocado no segundo turno

Para a pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE.

Confirmação

Ainda nesta quarta-feira, outro estudo confirma os dados do estudo realizado pela Quaest. A pesquisa PoderData, divulgada nesta manhã, mostra Lula também com 53% dos votos válidos e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) com 47%. Em relação à pesquisa da semana passada, Lula subiu um ponto e Bolsonaro caiu um ponto, o que leva a diferença entre eles de quatro para seis pontos percentuais.

Essas movimentações ocorrem próximas da margem de erro, de 1,5 ponto, para mais ou para menos, e não chegam a alterar o quadro de estabilidade na disputa desse segundo turno. Há uma semana, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

Quando se considera o total de eleitores, Lula oscilou de 48% para 49%. Sem arredondar, o percentual dele seria de 48,7%. Bolsonaro manteve os 44% que tinha há uma semana. A diferença entre os dois candidatos oscilou, portanto, de 4 para 5 ponto­­s nos votos totais. Os que falam em votar em branco ou nulo são 5%, taxa igual à da semana passada. Já os indecisos recuaram de 3% para 2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *