Lideranças indígenas promovem assembléia no Rio Grande do Sul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006 as 11:40, por: CdB

Um encontro inédito de lideranças indígenas de toda a nação Guarani começa nesta sexta-feira, no município gaúcho de São Gabriel, a 320 quilômetros de Porto Alegre. Participam mais de mil representantes da etnia procedentes da Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e de vários estados brasileiros. O objetivo é lembrar os 250 anos da morte de Sepé Tiaraju, líder guarani que lutou contra a dominação espanhola e portuguesa na região.

Durante o encontro, denominado Assembléia Continental do Povo Guarani, serão discutidos os problemas enfrentados pelos indígenas atualmente, como a falta de terra, o alcoolismo e a desnutrição infantil. As atividades continuam até a próxima terça-feira, com apresentações culturais e palestras.

Representantes de movimentos sociais também participam da assembléia, como os presidentes da Comissão Pastoral da Terra, dom Tomás Balduíno, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Franco Masserdotti, e o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. No encerramento dos trabalhos será realizada passeata em memória de Sepé Tiaraju e inaugurada a pedra fundamental do monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em homenagem ao líder guarani.