Líder do PT e presidente da CCJ apóiam CPI do “mensalão”

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de junho de 2005 as 12:44, por: CdB

O líder do PT no Senado, Delcídio Amaral (MS), afirmou nesta terça-feira que seu partido poderá apoiar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de um suposto de esquema de “mesadas” para parlamentares, se essa for a decisão dos deputados:

– Entendo que essas denúncias devam ser apuradas. Então, se a Câmara pedir a CPI vamos apoiar.

Em entrevista publicada na segunda-feira, o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), diz ter tomado conhecimento, por intermédio de diversos parlamentares, da existência de um esquema de pagamento mensal a deputados do PP e do PL, o chamado “mensalão”, no Congresso.

O deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, também defendeu, nesta terça, uma CPI para que sejam investigadas as denúncias do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), a respeito do pagamento de propina.

Ele disse que as declarações de Roberto Jefferson não têm credibilidade, mas como foi uma denúncia deve ser investigada. Disse, também, que está preparado para, na sessão desta terça da CCJ, analisar o pedido que deverá ser apresentado pela oposição, de suspensão de deputados do PP e do PL, entre eles a do relator do recurso contra a CPI dos Correios, deputado Inaldo Leitão (PL-PB). Biscaia defendeu, também, a instalação da CPI dos Correios.

– Neste momento, no caso dos Correios, a CPI deve ser instalada. Por outro lado, há uma outra denúncia, e os partidos deveriam tomar ainda hoje a iniciativa de propor a CPI do Mensalão, porque as denúncias atingem todo o Congresso como instituição.

A decisão em reunião emergencial será discutida ainda nesta terça com a bancada da Câmara e deve evitar que a base de sustentação do governo sofra um desgaste semelhante gerado pelo fracasso da operação pela retirada de assinaturas do requerimento da CPI dos Correios.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), também disse ser favorável à criação de uma CPI.

– Chegou um momento em que não é possível não fazer uma investigação ampla, profunda e em todos os meios – afirmou.

Assim como Biscaia, o líder do PDT, deputado Severiano Alves (BA), defendeu uma CPI para apurar as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson. Segundo Alves, os deputados do PV e do PPS já estão buscando assinaturas para a instalação dessa CPI.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara a troca das diretorias dos Correios e do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) em resposta à crise política que se agravou após a entrevista do presidente do PTB, Roberto Jefferson.