Líder curdo aposta em acordo político para o Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 18 de março de 2005 as 10:52, por: CdB

A próxima reunião do novo parlamento do Iraque será no dia 25 ou 26 de março, e até lá um acordo entre xiitas e curdos sobre o governo deve ser alcançado, disse um líder curdo nesta sexta-feira.

Jalal Talababi, que deve ser o presidente do próximo governo do Iraque, disse em uma entrevista à CNN que os nomes propostos para presidente, primeiro-ministro e presidente parlamentar devem ser definidos antes da próxima reunião parlamentar.

Segundo ele, a nova constituição do Iraque, que deve ser escrita até agosto, terá como base o acordo interino que contém cláusulas para um Iraque federal e secular – principais pontos que os curdos do norte do Iraque querem proteger.

– Temos a LAT (lei administrativa transicional), que será a principal fonte para a nova constituição iraquiana, a base da constituição iraquiana – disse Talabani.

Nesta semana, Ibrahim Jaafari, candidato preferido da aliança de maioria xiita para o cargo de primeiro-ministro, disse que as negociações sobre a formação de um governo podem levar até duas semanas.

As negociações tem tido problemas na decisão de quem vai ocupar as principais posições no governo e as exigências curdas para uma ampliação de seu território autônomo no norte, para incluir a cidade de Kirkuk, rica em petróleo.

Os iraquianos estão frustrados com as prolongadas negociações depois que milhares arriscaram sofrer ataques de suicidas para depositar seus votos na eleição de 30 de janeiro.