Lancha com 1.600 quilos de cocaína é interceptada no Panamá

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 18 de abril de 2003 as 17:55, por: CdB

O Serviço Marítimo Nacional (SMN) do Panamá, em conjunto com a Guarda-costeira dos Estados Unidos, interceptou uma lancha rápida com 1.600 quilos de cocaína e prendeu cinco tripulantes colombianos, informou nesta sexta-feira, um porta-voz do órgão.

A fonte oficial acrescentou que a lancha rápida foi interceptada em águas do Pacífico fronteiriças com a Colômbia, perto de Baía de Pinha, na última quinta-feira, quando se aproximava de um navio pesqueiro de bandeira panamenha para entregar 57 embrulhos de cocaína, com um peso total de 1.600 quilos.

Funcionários panamenhos e americanos abordaram o pesqueiro panamenho e também prenderam sua tripulação, composta por seis panamenhos e dois colombianos, cuja embarcação será rebocada nesta sexta-feira até a base naval Vasco Núñez de Balboa, para a entrega dos detidos e da droga às autoridades competentes.

O porta-voz informou que o SMN suspeitou do pesqueiro panamenho quando ele zarpou no dia 6 de abril do Porto do Panamá, no Pacífico, depois de pedir permissão para pescar, sem levar a bordo os elementos necessários para esta atividade.

Os nomes dos detidos e outros detalhes não foram revelados até agora à imprensa, para que as investigações das procuradorias de Drogas do Panamá e da Colômbia sobre uma possível rede internacional de tráfico não sejam atrapalhadas.

Este é a maior carga de cocaína colombiana apreendida em águas do Pacífico panamenho pelo SMN este ano.

De acordo com relatórios oficiais, as autoridades panamenhas apreenderam 7,8 toneladas de drogas no ano passado; 4,3 toneladas, em 2001; 11,1 toneladas, em 2000; e 6,6 toneladas, em 1999.