Juros e exportações derrubam as bolsas européias

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 27 de abril de 2004 as 10:43, por: CdB

As principais Bolsas da Europa abriram em baixa nesta terça-feira, afetadas pela preocupação dos investidores quanto às expectativas de lucros dos setores exportadores. A gigante dos agroquímicos Syngenta, por sua vez, registrou fortes ganhos.

Na abertura do pregão o índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, operava em baixa de 0,33%, com 4.556 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 operava em ligeira baixa de 0,13%, com 3.780 pontos. Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX estava em leve queda de 0,17%, com 4.118 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice MIB estava praticamente estável (-0,07%, com 21.321 pontos). Em Madri, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,34%, com 8.334 pontos.

Os mercados também aguardavam novos sinais sobre elevação dos juros nos EUA nos dados sobre economia americana a serem divulgados hoje.

– Os resultados dos primeiro trimestre nas empresas européias foram positivos no geral, mas muitas não conseguiram convencer os investidores de que conseguirão manter o bom desempenho – disse o gerente de investimentos da SVM Asset Management Paul Casson.

No dia 21, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Alan Greenspan, disse que os juros nos EUA terão que subir em algum ponto, sem especificar quando.

– Tem sido difícil para as ações do setor financeiro avançarem com uma alta de juros a caminho – analisou o executivo.

Os ganhos da suíça Syngenta, maior produtora mundial de produtos agroquímicos, divulgou um crescimento de 15% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, chegando a US$ 2,3 bilhões. A empresa disse também que as perspectivas para o ano são positivas.