Julgamento de acusado do massacre de Beslan começa em Vladikavkaz

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de maio de 2005 as 06:41, por: CdB

O julgamento contra Nurpashi Kulayev, envolvido no atentado terrorista cometido no ano passado na cidade de Beslan no qual morreram 330 pessoas, a maioria crianças, começou nesta terça-feira em Vladikavkaz, capital da Ossétia do Norte, república russa no Cáucaso.

Segundo as autoridades russas, Kulayev, de 24 anos, foi o único dos 32 terroristas capturado vivo pelas forças de segurança russas durante a operação para libertar cerca de mil de reféns retidos pelos fugitivos em uma escola de 1 a 3 de setembro de 2004.

No processo, a procuradoria interrogará 69 testemunhas, antigos reféns e parentes dos mortos, enquanto Albert Pliev, advogado de Kulayev, disse que a defesa não citará testemunhas.

O julgamento contra Kulayev é presidido por Tamerlan Aguzarov, presidente do Tribunal Supremo de Ossétia do Norte, e a acusação é representada por Nikolai Shepel, procurador-geral adjunto da Rússia, Maria Semisinova, da procuradoria do Cáucaso Norte, e Vladimir Cherchesov, da procuradoria de Ossétia do Norte.

O edifício e as ruas divisórias ao tribunal foram cercados pela polícia.

O processo contra Kulavey é acompanhado por mais de 50 jornalistas