Jovens abrem evento do dia nacional de combate ao abuso sexual infantil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de maio de 2005 as 09:40, por: CdB

Adolescentes de todo o país entregam a representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) um documento com as diretrizes nacionais para o fortalecimento do protagonismo juvenil no enfrentamento da violência e exploração sexual. A cerimônia de entrega do texto, elaborado pelos próprios jovens, será às 9 horas no Ministério da Justiça.

O evento abre a programação, em Brasília, do Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil. Nesta terça-feira, no Congresso Nacional, haverá o lançamento do Estudo Analítico do Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes no Brasil. Elaborado pelo Grupo de Pesquisa sobre Violência e Exploração Sexual (Violes) da Universidade de Brasília (UnB), o estudo traz o mapeamento dos 930 municípios brasileiros em que foram notificados casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

À tarde, cerca de 100 jovens vão montar, na Esplanada dos Ministérios, um quebra-cabeça gigante do mapa do Brasil onde, em cada estado estilizado, colocarão os números da violência sexual contra meninos e meninas. Logo depois, os adolescentes vão subir a rampa do Congresso Nacional com o mapa. Em seguida, serão recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti. Durante a audiência entregarão uma cópia do documento levado à SEDH.