Jornais argentinos avaliam denúnicas de corrupção no Brasil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 8 de junho de 2005 as 10:28, por: CdB

Os jornais aregntinos desta quarta-feira dão destaque às denúncias de corrupção no governo Luiz Inácio Lula da Silva. O jornal Clarín publicou manchete de capa com o título: Comoção no Brasil – Corrupção: Lula teve que demitir os 14 acusados.

O jornal cita que devido à pressão gerada sobre Lula por causa da corrupção em empresas estatais, o presidente se mantém “num esforço para demonstrar que está disposto à extirpar os membros enfermos de seu governo, destituiu os presidentes e o corpo de diretores de duas grandes empresas públicas”.

Mas ele também avalia com certo descrédito se haverá ou não investigação para confirmar as denúncias do mensalão feitas pelo presidente do PTB, Roberto jefferson:  “o presidente brasileiro não deu sinais de que irá esclarecer o último escândalo que comoveu os brasileiros e que envolve diretamente um altíssimo diretor do Partido dos Trabalhadores, o tesoureiro Delúbio Soares”.

O jornal La Nación criticou Lula ao afirmar que a demissão dos funcionários acusados foi uma “ofensiva para afastar o governo dos casos de corrupção que estão sacudindo o Brasil”. O El Cronista dá destaque para a repercussão da crise nos mercados de capitais e diz que, segundo fontes do Palácio do Planalto, outros funcionários poderão ser demitidos.