Jogos Olímpicos: torneio de nado sincronizado irá definir vagas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 2 de março de 2016 as 13:34, por: CdB

 

Apenas sete países têm chances de se classificar para a prova de equipes, enquanto 27 vão brigar pelas vagas de dueto

 

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro:

 

Uma disputa por vagas olímpicas vai movimentar as piscinas do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, entre esta quarta-feira até o próximo domingo, no Torneio de Qualificação do Nado Sincronizado. A competição é organizada pela Federação Internacional de Natação. O Brasil vai se apresentar sem competir por já ter vaga garantida para os jogos.

 No Torneio de Nado Sincronizado, brasileiras vão se apresentar sem competir porque já têm vaga para os jogos
No Torneio de Nado Sincronizado, brasileiras vão se apresentar sem competir porque já têm vaga para os jogos

O torneio vai reunir atletas de 27 países em competições de dueto e equipe. Serão preenchidas até domingo três vagas para equipes e 16 de duetos. Além do Brasil, que ocupa a vaga das Américas, já estão classificados para a olimpíada na prova de dueto e equipe a Rússia, China, Austrália e Egito. Ucrânia, Japão e Canadá também se classificaram, mas para o dueto.

Apenas sete países têm chances de se classificar para a prova de equipes, enquanto 27 vão brigar pelas vagas de dueto. As apresentações de rotina livre do Brasil serão no fim de semana, às 12 horas de sábado e domingo. Além da equipe do Brasil, haverá uma apresentação do dueto Paineiras-Morumby e da equipe do Flamengo, antes das competições de rotinas livres para testar a bancada de juízes, o placar e o som.

Domínio Russo

O século XXI ainda não viu algum país diferente da Rússia subir ao primeiro lugar do pódio nas olimpíadas. Em Londres, em 2012, a Rússia conquistou as duas medalhas de ouro em jogo, enquanto Espanha e China se revezaram na segunda e terceira colocação no dueto e na equipe. Em 2008, o mesmo ocorreu: a Rússia foi a campeã nas provas de dueto e equipe, e a Espanha ficou com as duas medalhas de prata.

Em 2004, atrás dos russos, vieram os japoneses e os americanos, com a prata e o bronze das duas apresentações, e, em 2000, a Rússia também foi a vencedora das duas medalhas de ouro. A última vitória de outro país foi em 1996, em Atlanta, quando a equipe americana venceu a prova, e a Rússia não ganhou medalha. Naquela época, ainda não havia prova de dueto nos jogos.

Pista de atletismo

Chuvas fortes atrasaram a instalação da pista de atletismo das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas o local deve ficar pronto a tempo para o evento-teste de maio, disse o responsável pelo trabalho na terça-feira.

A preparação da pista deveria ter começado em fevereiro, mas o Carnaval e as chuvas intensas que têm atingido a cidade nas últimas semanas contribuíram para atrasar o início dos trabalhos.

– O material está aqui, está tudo pronto – disse à agência inglesa de notícias Reuters Décio Chusid, gerente da Playpiso Pisos Esportivos, a empresa encarregada da montagem. “Só estamos esperando que as chuvas parem e depois vamos em frente, não deve demorar muito”.

A temporada de chuvas do Rio costuma terminar em meados de março.

Chusid disse que a base de concreto da pista no Estádio Olímpico está pronta, mas que precisa secar antes da instalação do revestimento. Se o concreto estiver úmido podem surgir bolhas na superfície recém-instalada.

São necessários cerca de 35 dias para assentar a pista inteira, que fica pronta para ser usada no dia seguinte, acrescentou Chusid.

O estádio, conhecido como Engenhão, será o local de algumas das provas mais aguardadas dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, e receberá grandes nomes como Usain Bolt e Mo Farah.

O evento-teste do atletismo está previsto para acontecer entre os dias 14 e 16 de maio, e Chusid disse ter confiança de que tudo estará finalizado a tempo. “Não tem alternativa, tem que estar pronto e estará pronto”, disse.

Os Jogos Olímpicos acontecem de 5 a 21 de agosto.