Jim Carrey é eleito dono do cinema nos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 7 de janeiro de 2004 as 19:07, por: CdB

Jim Carrey foi eleito por donos de cinema nos Estados Unidos como o ator que mais rendeu dinheiro em 2003. A pesquisa que elege os artistas mais rentáveis de Hollywood é feita anualmente pela editora de livros de cinema e TV Quigley.

Atrás de Carrey, que em 2003 arrebatou platéias com a comédia “Todo Poderoso”, ficou Nicole Kidman, que ganhou o Oscar de melhor atriz no ano passado por “As Horas”. O terceiro lugar ficou com o veterano e sempre popular Jack Nicholson.

Carrey já esteve na lista por cinco vezes, mas apenas neste ano ficou no topo. Os atores que são os maiores geradores de caixa para os estúdios atualmente – Tom Cruise e Tom Hanks – continuaram com boas performances em 2003. Cruise ficou em quarto lugar.

Ele já foi o número 1 em seis anos. E Hanks, que já foi primeiro por cinco vezes, manteve um surpreendente oitavo lugar. Surpreendente porque os últimos filmes em que atuou foram lançados em 2002.

A pesquisa entre exibidores tem Julia Roberts na quinta colocação, Johnny Depp em sexto, Russel Crowe em sétimo, Will Ferrel em nono e Renée Zellweger em décimo. Os donos de cinema informam à editora Quigley quais os dez atores e atrizes que mais levaram público ao cinema no ano anterior.

Realizada desde 1932, a pesquisa tem um vencedor imbatível. É John Wayne. O caubói foi o que mais gerou dinheiro no mundo do cinema por 25 vezes entre 1949 e 1974.