Jean-Bertrand Aristide quer ficar na presidência do Haiti até 2006

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004 as 04:34, por: CdB

O presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, garantiu na última quarta-feira que pretende concluir seu mandato, mantendo-se no poder até fevereiro de 2006.
                                                                     
-Permanecerei no cargo até 7 de fevereiro de 2006 – declarou, em entrevista exclusiva à emissora norte-americana CNN.

O Haiti já passou por 32 golpes de Estado desde sua independência há 200 anos. Aristide pediu à oposição que ‘respeite o princípio da democracia’ e disse que não apóia os grupos armados que atacam os manifestantes da oposição.

– Não apenas não os apoiamos, como não podemos apoiá-los. Estamos construindo um estado de direito. Pedi que estas pessoas fossem desarmadas, já começamos a desarmá-las e continuaremos (a fazê-lo) – ressaltou.

Em relação aos opositores que querem sua renúncia, o presidente respondeu que, no Haiti, ‘o povo se manifesta e diz o que pensa’, pois ‘o Haiti é uma democracia e (as manifestações) são comuns’, acrescentou. Ao se referir à crise que afeta seu país, Aristide comentou que o Haiti sairá dela, mas ‘precisa de ajuda’.

O Haiti, o país mais pobre da América, está mergulhado em um caos político desde as eleições de 2000 e que se intensificou nos últimos meses com uma onda de protestos organizados pela oposição, que exige a saída do presidente.