Japão comemora Dia Nacional da Maioridade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 12 de janeiro de 2004 as 08:51, por: CdB

O Japão comemorou nesta segunda-feira, o Dia Nacional da Maioridade, com atos nas prefeituras dedicados aos 1,52 milhão de jovens que completarão 20 anos no ano de 2004.

Vinte anos é a idade legal que confere no Japão o direito ao voto -tardia se comparada a dos demais países desenvolvidos-, mas também a de completa responsabilidade legal e a permitida socialmente para fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Na maioria das cidades, as prefeituras realizaram cerimônias para receber os jovens e pedir que não se desanimem e que vençam o forte aumento do desemprego no país. Os atos também serviram para dar aos novos adultos conselhos de respeito, ordem e controle.

Segundo uma estatística divulgada nesta segunda-feira pelo governo, apenas 25 por cento dos jovens japoneses consideram seu país uma potência econômica mundial, em contraste com os 40 por cento de seis anos atrás, embora continuem apreciando a cultura dinâmica do Japão.

Para 64,6 por cento dos jovens, encontrar emprego é o principal problema da sociedade local, que hoje sofre um alto índice de desemprego, em torno de 5,2 por cento, causados pela crise econômica iniciada no início da década de 90.

Durante as comemorações, nas quais as meninas vestiram quimonos e os rapazes usaram terno e gravata, também não faltaram incidentes entre os jovens para os quais a data costuma marcar o final de um dos melhores períodos da vida dos japoneses, sem responsabilidades legais ou sociais.

Na cidade de Ito, província de Shizuoka, um grupo de jovens interrompeu o discurso do prefeito, Fujiichiro Suzuki, um deles lhe tirou o microfone para lançar gritos de Tarzan.

Em Okinawa, a cerimônia acabou em confronto de vários grupos de jovens que estrearam a maioridade bebendo, e um deles foi detido.

Um dos atos mais concorridos foi realizado no parque Disneylandia de Tóquio, na qual Micky Mouse e os bonecos da Disney foram os mestres-de-cerimônia.