Israel recebe crítica por não desmantelar assentamentos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 7 de julho de 2004 as 00:30, por: CdB

Em uma rara crítica do governo dos Estados Unidos ao grande aliado Israel, o secretário de Estado Colin Powell revelou na última terça-feira ‘alguma frustração’ com o ritmo em que as autoridades israelenses estão destruindo construções irregulares em assentamentos da Cisjordânia.

Powell fez o comentário numa entrevista coletiva com o chanceler de Israel, Silvan Shalom. Segundo o ministro israelense, ainda restam 28 postos avançados ilegais nos assentamentos, que serão desativados ‘em um futuro próximo’.

– Expliquei ao ministro que nos sentimos desiludidos de certa forma com o ritmo com que estão sendo eliminados esses enclaves – declarou o secretário.

O plano de paz costurado pelos EUA para a região, que está hoje praticamente abandonado, previa que Israel destruísse imediatamente todos os postos avançados construídos pelos colonos desde março de 2001. Os palestinos dizem que esses postos avançados anexam seu território.

Um dos principais obstáculos à remoção dos assentamento é a resistência de colonos, que não querem abandonar os locais disputados, onde se estabeleceram economicamente.