Israel inicia retirada de Rafah

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 21 de maio de 2004 as 09:30, por: CdB

Israel retirou tanques e soldados do campo de refugiados de Rafah nesta sexta-feira, após intensa pressão internacional para acabar com três dias de lutas, nas quais 41 palestinos morreram e diversas casas foram destruídas.

Uma fonte militar israelense disse que a transferência de tropas estava em curso. Fontes de segurança palestinas afirmaram que a maior parte dos 100 tanques e outros veículos que tomaram Rafah na terça-feira deixaram o local, mas que alguns blindados tomaram novas posições na parte externa do campo.

De acordo com os israelenses, uma força menor permanecerá na área, um bastião de militantes, por tempo indeterminado. À medida que os militares saíam, centenas de residentes de Rafah voltavam para a região e descobriam que cerca de 25 casas haviam sido destruídas.

“Levamos nossos filhos embora e fugimos para proteger nossas vidas, mas, como vocês vêem, as casas estão completamente demolidas”, disse à Reuters Naeema Abu-Jerida. “Graças a Deus tivemos tempo de fugir, mas não conseguimos levar nenhum de nossos pertences.”

O Exército de Israel montou sua maior operação em Gaza em anos depois que militantes mataram 13 soldados na semana passada. O país diz que procura túneis para contrabando de armas do Egito.

A pressão internacional para Israel deixar a área aumentou após as forças do país terem matado 10 palestinos durante um protesto pacífico em Rafah na quarta-feira. Os soldados israelenses declararam que não tinham a manifestação como alvo.