Irmão de suspeito de terrorismo fica em prisão domiciliar

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 22 de agosto de 2005 as 10:18, por: CdB

A justiça italiana aceitou segunda-feira um pedido de prisão domiciliar para o etíope Remzi Issac, irmão de um dos supostos terroristas envolvidos nos atentados de 21 de julho em Londres que desde o último dia 30 estava recolhido na prisão de Regina Coelli..

Remzi, que escondeu seu irmão Hamdi Issac em um apartamento de Roma quando ele fugia das autoridades, foi detido por posse de documentos falsos com o agravante de colaborar com o terrorismo.

Sua advogada, Antonietta Sonnessa, apresentou um recurso para que fossem revogadas as duas acusações, embora o tribunal só tenha retirado a de terrorismo, algo que permite ao preso deixar a prisão romana, onde estava em regime de isolamento, para prisão domiciliar.

Sonnessa mostrou-se “parcialmente satisfeita” pela decisão dos juízes e disse que este é “um primeiro passo” que reconhece que Remzi “nunca participou de atentados ou projetos terroristas”.

Um segundo irmão de Hamdi, Fethi Issac, detido em 31 de julho em Brescia (norte da Itália), foi posto em liberdade no úlytimo sábado depois que um juiz dessa cidade rejeitou a acusação de terrorismo apresentado contra ele.

Hamdi Issac, etíope de 27 anos, é considerado o responsável pelo atentado na estação londrina de metrô de Shepherd’s Bush.