Iraque diz que extremistas não serão derrotados com facilidade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de junho de 2005 as 07:48, por: CdB

O governo iraquiano informou que os grupos extremistas responsáveis por atos de violência não poderão ser derrotados de maneira rápida, mas por meio de uma “morte lenta” graças à ação das forças de ordem.

– Os grupos extremistas e sadamistas (fiéis ao ditador Saddam Hussein) não serão derrotados pela via rápida, e sim por meio de uma morte lenta que já estão experimentando – declarou o porta-voz do governo, Leith Kubba, em um encontro com a imprensa em Bagdá.

– Não se deve dar um falso sentimento de segurança, apesar da melhoria da situação, pois as redes terroristas geralmente lançam operações depois de períodos tranqüilos para provar que continuam vivendo e respirando – advertiu.

– Vamos pelo bom caminho – disse Kubba, que explicou que as operações de segurança em Bagdá, onde o número de ataques caiu sensivelmente, significaram desde 22 de maio a instalação de 608 postos de controle, o deslocamento de 1.957 patrulhas, 38 incursões e 194 operações de cerco.

Segundo o porta-voz, importantes depósitos de armas foram encontrados e a população colabora com as tropas de ordem. O mesmo tipo de operação acontece em Mossul, região norte do país, acrescentou.