Irã prende outro cineasta, o premiado Jafar Panahi

Arquivado em: Cultura, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 11 de julho de 2022 as 17:43, por: CdB

O Festival Internacional de Cinema de Berlim ficou consternado e indignado ao saber da prisão de outro cineasta iraniano. Nesta segunda-feira, o renomado e premiado diretor Jafar Panahi foi preso. Os filmes de Jafar Panahi foram exibidos várias vezes na Berlinale e, em 2015, seu filme Taxi foi premiado com o Urso de Ouro.

Por Berlinale
Outro cineasta prso no Irã
Jafar Panaho é o terceiro cineasta preso no Irã em alguns dias

Panahi foi preso quando procurava averiguar com a promotoria sobre os diretores Mohammad Rasoulof e Mostafa Al-Ahmad, que foram presos em 9 de julho. Crítico do governo iraniano, Jafar Panahi é vítima de repressão há muitos anos.

Na semana passada, a Berlinale, Festival Internacional de Cinema, em Berlim protestava contra a prisão de dois cineastas, divulgando o seguinte comunicado

O Festival Internacional de Cinema de Berlim ficou consternado ao saber da prisão dos renomados diretores iranianos Mohammad Rasoulof e Mostafa Al-Ahmad. O filme de Rasoulof. cujo título é Não Há Mal Nenhum, foi premiado com o “Urso de Ouro” de Melhor Filme na Berlinale em 2020. Em seus filmes, Mohammad Rasoulof se concentra na situação social em seu país de origem.
Ambos os diretores são atualmente acusados ​​de terem preparado uma chamada pública à ação contra a violência.
A Berlinale está fundamentalmente comprometida com a liberdade de expressão e a liberdade das artes. O festival, portanto, protesta contra a prisão dos dois diretores.
“Estamos profundamente preocupados com a prisão de Mohammad Rasoulof e Mostafa Al-Ahmad. É chocante que artistas sejam presos por seus esforços pacíficos contra a violência”, dizem os diretores da Berlinale, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.

Por Berlinale

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *