Interventores visitam hospitais do Rio de Janeiro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 19 de março de 2005 as 14:19, por: CdB

O comitê gestor da intervenção federal em seis hospitais do Rio de Janeiro realiza neste sábado duas reuniões para avaliação do trabalho iniciado há uma semana. Os interventores vão discutir a contratação de novos funcionários e serviços e a necessidade de compras emergenciais para as unidades. À tarde, os interventores dos seis hospitais vão visitar as unidades para trocar experiências.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na segunda-feira, o coordenador da intervenção, Sérgio Côrtes, acompanhará logo cedo a Polícia Federal na busca e apreensão de kits de laboratório no almoxarifado da prefeitura, na zona norte da cidade. O material será suficiente para 15 dias. A entrega dos insumos para a realização de exames foi garantida por uma liminar da justiça, mas, segundo o Ministério da Saúde, o município não cumpriu a decisão judicial.

Também na segunda-feira as Forças Armadas iniciam, de fato, a ajuda para regularizar os serviços de saúde no Rio. Mil e cem pacientes deverão ser atendidos por dia nos hospitais da Marinha, Exército e Aeronáutica. Os militares vão ceder, ainda, medicamentos, laboratórios para a realização de exames e leitos para internação. Dois hospitais de campanha, que funcionam em barracas de lona, semelhantes aos usados em situações de guerra, também vão ajudar no atendimento à população.

Um já está sendo montado no Clube da Aeronáutica, na avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, e o outro, no Campo de Santana, em frente à Central do Brasil e próximo ao hospital Souza Aguiar, ainda depende de autorização da prefeitura para ser instalado.