Indústria tem estoque de defensivo contra ferrugem da soja

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 9 de setembro de 2004 as 22:08, por: CdB

A indústria está preparada para atender a demanda por fungicidas que combatem a ferrugem da soja para a safra de 2004/2005. Segundo o presidente da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), Cristiano Walter Simon, o estoque é suficiente para uma área de 40 milhões de hectares e está disponível para pronta-entrega. -Isso corresponde a duas aplicações em 20 milhões de hectares, área prevista de plantio de soja na próxima safra- explicou.

As 19 marcas comerciais reigstradas de defensivos contra a ferrugem representam nove princípios ativos, segundo Simon. Por isso, ele considera necessário a oferta de mais produtos para que o produtor tenha opção na hora em que se deparar com fatores como a resistência da praga ao produto e a influência climática. -É preciso que os órgãos dêem celeridade à análise dos pedidos de registro- disse. Simon acredita que haja entre 15 e 20 produtos em processo de avaliação nos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde.

Na safra 2003/2004, quando a ferrugem causou perdas de 4,5 milhões de toneladas, os produtores se queixaram da falta de fungicidas no mercado. Simon explicou que a logística de distribuição ocasionou o problema, o que não deve ocorrer neste ano. O plantio da safra 2004/2005 começa no final deste mês em Goiás e, em outras partes do país, em outubro.