Indústria mostra fracos sinais de aquecimento no quarto trimestre

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2005 as 11:34, por: CdB

As vendas reais da indústria declinaram 0,91% em outubro frente a setembro, de acordo com dados dessazonalizados divulgados nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em relação a outubro de 2004, houve queda de 2,51%. “As fracas vendas industriais de outubro frustram expectativas de um desempenho mais otimista para o quarto trimestre”, disse a CNI em nota, destacando os efeitos negativos dos juros altos e da valorização do real.

Após um desempenho ruim no terceiro trimestre, analistasprevêem uma recuperação da indústria nos últimos três meses do ano, mas já esperavam um resultado menos positivo para outubro e uma melhora em novembro e dezembro. A CNI informou ainda que o uso da capacidade instalada aumentou para 81,1% em outubro, comparado a 80,7% em setembro. Segundo a entidade, o dado de outubro é o segundo mais baixo do ano depois do de setembro. “Isso pode ser um indício de fraca atividade econ ômica”, ressaltou a CNI.

O indicador de emprego, no entanto, mostrou um desempenho mais positivo. O número de empregados na indústria teve ligeira alta de 0,09% ante setembro e registrou aumento de 1,8% em relação a outubro do ano passado. Os indicadores da CNI são levantados mensalmente com base em consultas feitas a aproximadamente 3 mil grandes e médias empresas.