Índios receberão 140 casas e terão rodovias recuperadas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 30 de junho de 2005 as 10:31, por: CdB

O governo vai dar 140 casas para os índios Trukás, que vivem na Ilha de Assunção, no município de Cabrobró. O convênio que garante as moradias será assinado, nesta quinta-feira, pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, na Ilha de Trindade.
 
Além do convênio, estão sendo atendidas as reivindicações dos índios que pediram a pavimentação da rodovia que liga a ilha a Cabrobó e que as estradas vicinais internas, pelas quais é escoada toda a produção de arroz da comunidade, sejam recuperadas. As obras, já foram iniciadas pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército.
 
Antes da ida à comunidade dos Trukás, Ciro Gomes e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Luís Carlos Everton de Farias, anunciarão nova política de gestão e novos investimentos para os projetos de irrigação localizados nas regiões de influência dos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O anúncio será, em Petrolina, no Centro de Convenções da cidade.
 
A comunidade dos Trukás, que habita a região desde 1580, ocupa 8 mil hectares da ilha, onde produz milho, feijão, cebola e tomate. Os índios, sozinhos, respondem por 87% da produção de arroz de Cabrobó, que é o maior produtor pernambucano, com 30 mil toneladas/ano.