Indimplência volta a crescer em todo o país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 2 de maio de 2005 as 12:55, por: CdB

A inadimplência do consumidor voltou a crescer em março, segundo levantamento da Serasa, em todo o país. O Indicador de Inadimplência da pessoa física aumentou 24,5% em março, comparado com fevereiro. Em relação a março de 2004 a alta foi de 16,2%. O índice dessazonalizado apresentou elevação de 6,8% na comparação com fevereiro e de 16% em relação a março de 2004. Este resultado significa que a inadimplência do primeiro trimestre aumentou 11,6% em relação à dos primeiros três meses de 2004. Em relação ao trimestre anterior, entre outubro e dezembro, a alta é de apenas 0,4%.

Além de a inadimplência em alta, o valor devido pelos consumidores também aumentou. Na comparação com março do ano passado, a Serasa mostra que o valor dos cheques devolvidos por falta de fundos cresceu 20,3%, a quantia devida aos bancos subiu 11,1% e os gastos não pagos com cartões e financeiras aumentaram 9,7%. O valor médio dos títulos protestados aumentou 11,5%.

Técnicos da Serasa acreditam que a inadimplência aumentou devido aos gastos extras das famílias no início do ano e, no primeiro trimestre, devido às surpresas com aumentos inesperados nos preços de transportes e alimentos. Outros fatores são a renda comprimida e o desemprego que voltou a crescer.