Incerteza política derruba mercados na Índia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 17 de maio de 2004 as 18:38, por: CdB

O mercado de ações da Índia despencou nesta segunda-feira em meio a incertezas quanto à formação do novo governo do país.

A Bolsa de Valores de Mumbai caiu quase 11% logo em sua abertura – o pior início de pregão de sua história – e mais tarde teve que suspender suas operações para evitar que a situação se agravasse.

O novo governo está sendo articulado por Sonia Gandhi, líder do Partido do Congresso, que surpreendeu ao vencer as eleições gerais do país, e investidores temem pelo futuro das reformas da economia indiana.

Para assumir o governo, Sonia Gandhi vai ter que formar uma coalizão, já que seu partido não tem maioria absoluta no Congresso indiano, que pode incluir partidos à esquerda do prisma ideológico.

Comunistas de fora

“A turbulência vai continuar no curto prazo, a menos que tenhamos uma idéia mais clara do que o governo pretende fazer”, disse o investidor Shankar Char, da Cholamandalam Securities, à agência de notícias Reuters.

O Partido Comunista da Índia, principal grupo de esquerda do país, decidiu nesta segunda-feira que não vai integrar o novo governo.

Os comunistas afirmaram, porém, que vão apoiar a coalizão de governo “do lado de fora”.

De acordo com o porta-voz do Partido do Congresso, Manmohan Singh, vários partidos se reuniram na casa de Sonia Gandhi na noite de domingo e decidiram apoiá-la como primeira-ministra.