Imprensa européia exalta Ronaldo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 24 de abril de 2003 as 09:25, por: CdB

A imprensa européia elogiou em um coro a atuação do atacante Ronaldo, que marcou três gols no jogo que levou o Real Madrid às semifinais da Liga dos Campeões.

Chamando sua atuação de “inesquecível”, “excepcional” ou “histórica”, jornais espanhóis, italianos, franceses e britânicos consagraram a volta do atacante brasileiro “ao seu lugar no topo do futebol mundial”, como disse o francês L’Equipe.

A imprensa espanhola, que vinha criticando o craque por causa de seu gosto por carros importados e seus quilinhos a mais, se rendeu a Ronaldo e seus três gols no jogo contra o Manchester United. A partida acabou 4 a 3 para a equipe inglesa, mas o saldo de gols de 6 a 5 garantiu a presença do time espanhol nas semifinais.

O jornal esportivo espanhol Marca, por exemplo, disse que Ronaldo colocou “em pé e aos seus pés” o estádio de Old Trafford, na Grã-Bretanha. “A torcida do Manchester United se levantou e ovacionou por dois minutos o brasileiro, em um momento que vai entrar para os anais do futebol mundial.”

O também espanhol ABC, que chamou a partida de “uma delícia”, destacou que Ronaldo converteu em gol “todas as oportunidades que teve”. O El Mundo disse que “ninguém duvidava que o brasileiro foi o principal artífice da noite mais luminosa do ano”.

O prestigiado El País resumiu o jogo em duas manchetes “Ronaldo coroa uma partida gloriosa” e “Ronaldo coloca o Madrid rumo ao décimo (título europeu)”.

A imprensa italiana, que criticou Ronaldo por ele ter jogado muito pouco quando contratado pelo Inter de Milão, soube reconhecer a sua atuação no jogo, mas deu também grande destaque à atuação das equipes italianas no campeonato.

O Gazzetta dello Sport destacou em seu título “Manchester 4 x Ronaldo 3” e o Corriere dello Sport disse que a partida foi “digna de uma final”. O Corriere destacou o fato de que a Itália agora igualou o recorde da Espanha em 2000 com três equipes nas semifinais da Liga dos Campeões.

Além de destacar a atuação de Ronaldo, a imprensa britânica criticou fortemente a decisão do técnico do Manchester, Alex Ferguson, de deixar David Beckham no banco na maior parte do jogo.

“Não tem substituto para Beckham”, disse uma das manchetes do tablóide The Sun. O jornal chamou de “golaço” o terceiro de Ronaldo.

“Ronaldo arrasa e Beckham fica de molho em uma noite surreal”, disse o The Daily Telegraph. E o jornal The Times foi ainda mais elogioso: “Ronaldo é uma inspiração para um time dos sonhos”.