Hugo Carvana morre no Rio, família recebe os pêsames de todo o país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 4 de outubro de 2014 as 15:52, por: CdB
Hugo Carvana exerceu grande influência no cinema brasileiro
Hugo Carvana exerceu grande influência no cinema brasileiro

Ator e diretor de cinema e televisão, Hugo Carvana morreu neste sábado, aos 77 anos, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde estava internado desde o último domingo. A família optou por não divulgar a causa mortis., com o registro apenas da parada respiratória. Celebrizado por personagens que criou e interpretou no cinema, típicos malandros cariocas, em comédias como Vai Trabalhar, Vagabundo e Se Segura, Malandro, Carvana nasceu em 1937, no bairro de Lins de Vasconcelos, Zona Norte da Cidade. Ele começou no cinema em 1954, atuando em chanchadas da Atlântida Cinematográfica. O ator participou de mais de 100 filmes, de gêneros variados e diferentes fases do cinema brasileiro.

Vai Trabalhar, Vagabundo, lançado em 1973, marcou a estreia de Carvana na direção e deu sequência a uma série de comédias que incluiu uma continuação do primeiro filme. Foram, ao todo, oito comédias, a última em 2013 (A Casa da Mãe Joana 2), que sempre tiveram como cenário a cidade do Rio de Janeiro , retratada de forma amorosa e Carvana como ator. Na televisão, ficou conhecido do grande público a partir de 1979, quando interpretou o repórter Valdomiro Pena no seriado Plantão de Polícia, da TV Globo, que tinha como roteirista o hoje novelista Aguinaldo Silva. Até 2012, Carvana atuou em dezenas de novelas , seriados e programas de humor na TV.

Em uma rede social, a presidenta Dilma Rousseff deixou uma mensagem de pêsames à família do artista: “Foi com tristeza que tomei conhecimento da morte do ator e diretor Hugo Carvana, referência do cinema e da TV brasileira.  Atuante, Carvana assinou o manifesto dos artistas a favor da minha reeleição. Aos familiares, amigos e fãs ofereço meus sentimentos”.

No último sábado, o ator e cineasta foi homenageado na atual edição do Festival do Rio, com uma exibição especial de Vai Trabalhar, Vagabundo, no Cinépolis Lagoon, Zona Sul da cidade. Dentro da programação do festival, o filme volta a ser exibido neste domingo, às 18h, no Ponto Cine, em Guadalupe , Zona Norte do Rio. Hugo Carvana era casado com a jornalista Martha Alencar e deixa quatro filhos.